Inclusão social através da arte

Bem Vindo ao Blog!
Vamos trabalhar a Arte como instrumento de inclusão social através de descrições de imagens com o intuito de facilitar a visualização mental de pessoas que são privadas da visão.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Natureza morta com maças e laranjas, Paul Cézanne




                           Natureza morta com maças e laranjas.

Nesse quadro, as maçãs e laranjas são simplificadas em formas esféricas definidas pela cor. Basicamente o amarelo e o vermelho modelam a fruta, tornando forma e cor uma única coisa. Assim, em vez da maçã ser uma forma colorida, a cor é usada para formar a imagem da fruta. Cézanne incorpora a luz na cor, uma abordagem da iluminação nova na época de Cézanne. Para ele, o volume das formas não depende mais do claro-escuro tradicional. São as cores as responsáveis pela sensação de avanço e recuo das superfícies, como vemos nas frutas desta imagem. Os tecidos, toalhas e cortinas dão um vigor especial ao conjunto, suas dobras criam uma sucessão de planos que se articulam uns com os outros e dão solidez à composição.



Nesta obra, há um pano branco, mal estendido sobre uma superfície, em cima deste pano, tem um prato branco com seis maças em seu interior, tem uma vasilha branca com sete laranjas em seu interior, tem uma jarra com uma estampa floral nas cores rosa, vermelho, amarelo, laranja e verde, e seis maças e cinco laranjas, espalhadas pelo pano. Essas frutas têm uma forma bastante arredondada, e suas cores marcantes.
                       Por: Alessa Campos Lempp. 8° ano. Colégio Apoio

3 comentários: