Inclusão social através da arte

Bem Vindo ao Blog!
Vamos trabalhar a Arte como instrumento de inclusão social através de descrições de imagens com o intuito de facilitar a visualização mental de pessoas que são privadas da visão.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Doze girassóis numa jarra, Vicent Van Gogh.

Doze Girassóis Numa Jarra
Doze girassóis numa jarra é considerada uma das melhores e mais famosas obras do pintor holandês Vincent Van Gogh.
Após a sua chegada ao sul da França, estabelecendo-se em Arles, Van Gogh "descobre" o sentido da cor e da luz, e é neste período que a obra sua sofre a chamada "explosão da cor”. Doze Girassóis numa Jarra pode ser considerado o culminar de todo este efeito em sua obra.
Acabado em Agosto de 1888, o quadro está hoje exposto na Neue Pinakothek, em Munique.
Atualmente, esta é uma das telas mais famosas do mundo. Tal sucesso e reconhecimento contrastam com a vida do seu autor, que sempre viveu à margem da sociedade.
O quadro “doze girassóis numa jarra” possui tamanho igual a 91 x 71


Fonte de pesquisa:


DESCRIÇÃO DA OBRA DE Vincent Van Gogh:
A obra Doze girassóis numa jarra é uma pintura muito bela e luminosa. Nesta obra há uma pequena jarra com duas grandes listras; a primeira delas na ordem de cima para baixo é amarela e a segunda é branca. Esta jarra está um pouco mais para a direita da tela sendo que, ao lado da jarra está escrito Vicent de forma transversal e elegante. Por detrás da jarra de girassóis há uma parede lisa e de cor verde-água. Na jarra há doze girassóis bem espalhados e de variados tamanhos. Um dos girassóis da direita está virado para o lado e outros três girassóis possuem o talo maior e de cor marrom mais escuro que os demais. Enquanto que as pétalas dos girassóis são de cor amarela claro assim como o sol; o primeiro deles possui talo escuro e está em posição diversa à ordem dos demais. Existe um girassol que é menor que os outros dando o efeito de esta quase caindo da jarra. Os dois girassóis que estão no centro da jarra possuem pétalas de cor laranja claro e um talo pequeno de cor verde, as pétalas desses girassóis estão mais próximas e para frente como se movimentasse com o vento. Ao lado esquerdo dos dois girassóis do centro há um girassol virado para trás, e logo abaixo há mais três girassóis de cor amarelo claro com talos pequenos e esverdeados, eles dão também a impressão de movimento, pois suas pétalas estão “rebeldes” dando novamente a impressão de que um vento passou e as pétalas dos girassóis foram para os lados e para frente. Há também um girassol que se destaca haja vista estar acima dos demais e também pelo fato de parecer ter sido amassado com as mãos. Portanto, a obra que acabei de descrever além de ser muito bonita represente bem os nossos girassóis reais, e mais do que isso, essa pintura desperta várias emoções e uma sensação de alegria para quem a vê.

Por: Melissa Ribeiro, 8ºano, Curso e Colégio Apoio.

Um comentário: